Clínicas Recriare | Internação Voluntária

Clínicas de Recuperação: Internação Voluntária

O vício em álcool e drogas como a maconha, o crack, a cocaína, a heroína, entre muitas outras, tornou-se com o passar dos anos um grande problema de saúde pública. A dependência química é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como uma doença crônica, progressiva, que piora com o passar dos anos, e primária, que gera outras doenças e é fatal.

A dependência química é um transtorno mental, caracterizado por um grupo de sinais e sintomas decorrentes do uso de drogas. Esses sinais e sintomas são:

  • Muita vontade de consumir a substância. Compulsão pelo uso;
  • Dificuldade em controlar a vontade;
  • Sintomas de abstinência, principalmente quando a quantidade da substância é pequena;
  • Necessidade de doses crescentes para atingir o mesmo efeito;
  • Falta de controle sobre a quantidade do uso;
  • Vontade de parar ou diminuir o uso, mas não conseguir.
  • Abandono de outras atividades e manutenção do uso, mesmo tendo prejuízos evidentes causados pela droga.

Segundo médicos especialistas em dependência química, três dos sintomas acima descritos já são o suficiente para o diagnóstico.

Reconhecer o problema é o primeiro passo

Reconhecer que tem uma doença é o primeiro passo a caminho da recuperação, a maioria das pessoas sequer conseguem aceitar ou perceber que tornaram-se dependentes da droga ou do álcool. Na internação voluntária, o próprio paciente é o solicitante.

O segundo passo, por sua vez, deve ser procurar uma clínica de reabilitação para pedir ajuda e iniciar o seu tratamento.

Como se dá o tratamento?

O tratamento realizado em clínicas e centros terapêuticos para recuperação de dependentes químicos deve ser multidisciplinar, envolvendo sempre médicos psiquiatras, psicólogos e terapeutas especializados em dependência química, e feito de forma individual e direta a cada acolhido, procurando atender suas necessidades mais diversas durante o período de internação.

O apoio familiar pode ser um pilar muito importante no processo de recuperação e reabilitação de vícios. Antes, durante e depois do tratamento, a família deve incentivar o dependente na busca pela abstinência, entendendo que é um caminho difícil e tortuoso, onde ele vai enfrentar vários desafios contra si mesmo a cada dia para que não retorne ao uso.

Também deve ser entendido por todos ao seu redor que a dependência química é na verdade uma doença, e não um desvio de caráter ou moral do indivíduo, a que todos estamos suscetíveis.

O papel da clínica de reabilitação para dependentes químicos

Talvez a nossa cultura tenha banalizado o processo de internação para dependentes químicos em clínicas de recuperação, culpa, em parte de centros terapêuticos que prometem verdadeiros milagres a acolhidos e familiares, que esperam e anseiam por esse milagre. Na verdade, deve-se ter em mente que a luta contra a dependência química é bastante árdua, e deve ser encarada como tal, tanto pelo dependente, como por todos à sua volta.

Durante a internação, sendo ela voluntária, involuntária ou compulsória, as clínicas de recuperação e centros terapêuticos devem oferecer auxilio profissional para o dependente químico, visando sempre a procura pela abstinência total, para que o acolhido entenda que jamais deve retornar ao uso de drogas ou álcool. Dentre eles o atendimento médico psiquiátrico, psicológico e terapêutico constante.

Entendemos que a internação em uma clínica de reabilitação é, de fato, a melhor alternativa para o tratamento dos vícios, considerando o ambiente seguro e o auxílio profissional constante que só pode ser proporcionado por essa modalidade de tratamento.

Contato

Precisa de ajuda para encontrar uma clínica de recuperação? Não se preocupe, podemos te ajudar!

Nossas informações de contato estão logo abaixo, caso prefira, deixe-nos uma mensagem e retornaremos o mais breve possível.

Falar com Clínicas Recriare via WhatsApp