Clínicas de Recuperação: o papel da psicologia
O tratamento da dependência em substâncias químicas e álcool apresenta dificuldades que vão desde a aceitação por parte do paciente, ao enfrentamento dos efeitos da abstinência apresentados de forma intensa nos primeiros meses de tratamento.
Por esse motivo, faz-se necessário o acompanhamento psicológico nas clínicas de recuperação visando o acolhimento e tratamento personalizado para o indivíduo e preparação psicológica para sua saída.
A maioria das pessoas que apresentam problemas de uso abusivo a substâncias como álcool, crack, maconha e cocaína não tiveram nenhum acompanhamento psicológico, o que contribui para o agravamento da doença. Nas clínicas de reabilitação para dependentes químicos, o psicólogo é o responsável por confeccionar a ficha de admissão, iniciando-se pela anamnese, com questionamentos acerca de suas queixas, história pessoal e histórico familiar da doença. Após a realização da anamnese, prepara-se um plano terapêutico individual.
Além disso, sabe-se que a terapia em grupo é de fundamental importância para o bom prognóstico do tratamento, visando a inserção e manutenção social pós-tratamento.
Os métodos aplicados
Os métodos de tratamento empregados pela psicologia durante a estadia nos centros terapêuticos são a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), que faz-se necessária para o melhor tratamento de transtornos abusivos, Terapia Racional Emotiva (TRE) e Plano de Prevenção a Recaída (PPR).
Além disso, cursos terapêuticos ministrados pelo psicólogo em conjunto com o terapeuta voltados para a família são de fundamental importância para o tratamento da codependência e entendimento sobre a adicção.
Contato
Precisa de ajuda para encontrar uma clínica de recuperação? Não se preocupe, podemos te ajudar!
Nossas informações de contato estão logo abaixo, caso prefira, deixe-nos uma mensagem e retornaremos o mais breve possível.