Atualizado em: 18/04/2022
A importância da participação familiar no tratamento em clínicas de recuperação para dependentes químicos
A assistência oferecida pelas clínicas de recuperação contempla cuidados integrais cujo objetivo consiste na reinserção social e no mercado de trabalho dos pacientes, em conjunto com a família, que também recebe apoio durante o período em que o acolhido permanece no centro terapêutico.
O trabalho da equipe multidisciplinar formado por médico, terapeutas, equipe de enfermagem e assistente social tem um papel fundamental na recuperação da dependência química e alcoólica, bem como na inserção social e ações de prevenção a recaídas, com atividades e oficinas terapêuticas individuais ou em grupo na clínica de reabilitação, incluindo o atendimento a família e atendendo às especificidades e demandas daquele grupo familiar.
A participação familiar faz-se necessária em conjunto com a clínica de recuperação devido sua importância no diálogo e compreensão de fatores que envolveram o acolhido ao uso abusivo de drogas e álcool e para isso as atividades propostas para essa integração família-clínica de recuperação e acolhido ocorre com flexibilização de horários, visto que foi observado uma baixa adesão em decorrência do horário comercial. Além disso, estudos apontam que a abordagem em grupo contribui para o enriquecimento do cuidado com o dependente químico através de trocas de experiências, o que favorece e ajuda na aceitação e adesão do acolhido nos centros terapêuticos.
Contato
Precisa de ajuda para encontrar uma clínica de recuperação? Não se preocupe, podemos te ajudar!
Nossas informações de contato estão logo abaixo, caso prefira, deixe-nos uma mensagem e retornaremos o mais breve possível.